Marketing

A magia do crowdsourcing

Radar
7 de março de 2017

Empresas sabem há muito tempo que comunidades de usuários podem sugerir ideias valiosas de produtos, mas uma nova pesquisa revela outra vantagem de se apoiar na sabedoria popular: simplesmente identificar itens como crowdsourced (com origem na colaboração coletiva) aumenta as vendas.

Trabalhando com a empresa de bens de consumo japonesa Muji, os pesquisadores realizaram testes de campo em dois produtos crowdsourced: um alarme de segurança e um lanche com sabor de soja. Em diversas condições, rótulos indicativos de que os produtos foram “idealizados pelos clientes” aumentaram as vendas em até 20%. Pesquisas subsequentes explicaram a preferência: o crowdsourcing sinaliza qualidade. As pessoas deduzem que produtos crowdsourced são melhores porque os usuários têm insights exclusivos sobre o que outros usuários precisam. “Crowdsourcing pode não só constituir uma rota promissora para melhorar novos produtos, mas também ajudar marqueteiros a diferenciar seus produtos dos da concorrência”, escrevem os pesquisadores. “Em breve, talvez o rótulo ‘idealizado pelos consumidores’ apareça impresso ao lado de outras indicações comuns, como ‘orgânico’ e ‘feito à mão’.”

Acesse o estudo completo neste link.
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Sobre o estudo: “The value of marketing crowdsourced new products as such: evidence from two randomized field experiments”, de Hidehiko
nishikawa et al. (Journal of Marketing Research, em impressão).

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