Marketing

Quantas versões de um produto os consumidores realmente desejam?

Marketing Artigo digital
Sarah C. Whitley, Remi Trudel e Didem Kurt
Os consumidores quase sempre dizem aos pesquisadores que preferem ter muitas versões de um produto para escolher. Mas, na verdade, a percepção dos consumidores sobre a quantidade de escolhas possíveis muda conforme suas pretensões: usar um item por diversão ou para atender a uma necessidade […]

Os elementos de valor do B2B

Marketing Artigo revista
Eric Almquist, Jamie Cleghorn e Lori Sherer
É sábado, e uma diretora operacional está muito satisfeita. Na semana passada, ela fechou um negócio de milhões de dólares na compra de uma frota de veículos para sua empresa. Para recompensar a si mesma, quer um carro esportivo conversível para curtir nos fins de […]

Anúncios abusivos

Marketing Artigo revista
Leslie K. John, Tami Kim e Kate Barasz
A internet expandiu dramaticamente o kit de ferramentas do profissional de marketing moderno em virtude de algo simples, mas transformador: os dados digitais. Graças ao compartilhamento regular de dados pessoais online entre usuários e ao rastreamento de cookies da web a cada clique, os profissionais […]

A competição pela finalidade social

Marketing Artigo revista
Omar Rodríguez Vilá e Sundar Bharadwaj
Cada vez mais os consumidores esperam que as marcas tragam não apenas benefícios funcionais, mas também tenham finalidade social. Por isso, as empresas estão assumindo posições sociais claramente visíveis. A Airbnb utilizou a publicidade do Campeonato de Futebol Americano (Super Bowl) para sedimentar publicamente seu […]

Entenda o processo criativo do marketing atual

Marketing Artigo digital
Mark Bonchek e Cara France
O que torna o marketing criativo? Será que é a imaginação ou a inovação? Quem trabalha com o processo criativo das campanhas de marketing é mais parecido com um artista ou com um empreendedor? Historicamente, o termo “marketing criativo” foi associado às palavras e imagens […]

Competir contra a ostentação

Marketing Artigo revista
Stephen Nason, Joseph Salvacruz e J. P. Stevenson
Como uma discreta marca de relógios pode se destacar na China? Elas estavam ao lado da entrada da flagship store da Shanguang Jewelers, na rua Nanjing. Um antigo carro conversível Eagle estava estacionado nas proximidades; uma dúzia de homens e mulheres abastados aglomerava-se em frente […]

Marcas que recebem muitas “curtidas” podem ser superestimadas

Marketing Artigo revista
Radar
Para muitos da área de marketing, tornou-se um símbolo de sucesso: quantas pessoas “curtem” a página do Facebook da empresa? Com o avanço desse tipo de métrica, muitas marcas começaram a gastar milhões de dólares para tentar aumentar os seguidores de mídia social — e […]

A magia do crowdsourcing

Marketing Artigo revista
Radar
Empresas sabem há muito tempo que comunidades de usuários podem sugerir ideias valiosas de produtos, mas uma nova pesquisa revela outra vantagem de se apoiar na sabedoria popular: simplesmente identificar itens como crowdsourced (com origem na colaboração coletiva) aumenta as vendas. Trabalhando com a empresa de […]

O poder da pesquisa positiva

Marketing Artigo revista
HBR Staff
A maioria das empresas faz pesquisa com clientes para medir-lhes a satisfação, identificar possibilidades de melhoria ou simplesmente permitir que os descontentes desabafem. A abordagem parte de uma mentalidade pessimista e focada em problemas. “Os clientes foram condicionados a sempre procurar o que está errado”, […]